Skip to content

Surto de Covid-19 dentro do Hospital Universitário do Maranhão faz direção emitir alerta de urgência

A Unidade de Vigilância em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), localizado no Centro de São Luís, emitiu um alerta urgente diante do significativo aumento nos casos de Covid-19 entre seus colaboradores. Segundo informações divulgadas, o número de casos confirmados da doença registrou um alarmante aumento de seis vezes durante o mês de novembro em comparação ao mês anterior.

O surto de Covid-19 foi identificado em uma área de internação do HUUFMA, mas felizmente conseguiram interromper a cadeia de transmissão, evitando que a situação se estendesse para outras áreas do hospital. Diante desse cenário, a Unidade de Vigilância em Saúde destaca a importância de reforçar as medidas preventivas para evitar novos surtos e proteger a saúde de todos os colaboradores e pacientes.

De acordo com nota técnica da unidade hospitalar, além das doses primárias, é crucial que os colaboradores estejam atentos às doses de reforço e atualizem sua situação vacinal conforme necessário. Essa medida é fundamental para manter a proteção contra a Covid-19, especialmente diante do aumento dos casos na instituição de saúde.

Recentemente, o secretário de saúde do estado, Tiago Fernandes, confirmou a identificação de duas novas sublinhagens, JN.1 e JG.3, e disse que seguirá com a orientação do Ministério da Saúde para antecipação da vacina bivalente em grupos prioritários.

A nova dose da vacina contra Covid-19 é recomendada para os seguintes públicos: 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose do imunizante a mais de 6 meses.

Thiago afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem acompanhado o cenário de síndromes gripais no Maranhão e destacou a recomendação para que pessoas com sintomas gripais ou de grupos de risco evitem aglomerações e usem máscara.

Em nota, o HU-UFMA informa que o documento do dia 30/11/23, que foi divulgado nas redes sociais, trata-se de alerta interno disparado pela Unidade de Vigilância em Saúde do próprio hospital. Procedimentos de monitoramento e acompanhamento são rotineiros dentro de uma unidade hospitalar, seja pelo aumento da transmissão de vírus e/ou bactérias, sendo uma medida de segurança para seus colaboradores e pacientes.

Na oportunidade, o HU-UFMA reforça a importância da vacinação e das medidas de prevenção para o controle de casos de COVID e outros vírus.

Veja o documento

HUUFMA

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.