Skip to content

Eleições 2022: Weverton Rocha lidera pesquisa Exata

Foi divulgada na noite desta segunda-feira (13) um novo levantamento para a corrida eleitoral no Maranhão. Esse é o primeiro levantamento sem os nomes de Roberto Rocha e Josimar de Maranhãozinho, que até então apareciam como pré-candidatos ao governo, mas retiraram seu nome da disputa.

A pesquisa, foi promovida pelo jornal O Imparcial em parceria com o Instituto Exata, e foi realizada entre 5 e 9 de junho. Foram ouvidas 1451 pessoas em todo o estado, com uma margem de erro de 3,28 para mais ou para menos e confiabilidade de 95%, e registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-04453/2022.

De acordo com o cenário estimulado com todos os pré-candidatos a governo, o senador Weverton Rocha (PDT) aparece em primeiro colocado com 29%, seguido do governador Carlos Brandão (PSB), com 24%. O ex-prefeito de São Pedro do Crentes, Lahesio Bonfim (PSC) pontuou em terceiro lugar com 14%, seguido do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD) com 11%; Simplício Araújo (Solidariedade) com 2%; Hertz Dias (PSTU) com 1%; e Enilton Rodrigues (PSOL) não pontuou.

Segundo levantamento, 6% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo, e não sabem ou não responderam, 13%.

A pesquisa O Imparcial/Exata também fez uma simulação com apenas quatros nomes na disputa: Weverton Rocha, Carlos Brandão, Lahésio Bonfim e Edivaldo Holanda Jr. De acordo com o resultado, Weverton se mantém à frente com 31%, enquanto Carlos Brandão aprece com 25%; Lahésio Bonfim 14% e Edivaldo com 12%. Não sabem ou não responderam, 12% e 6% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco.

O levantamento fez simulações no cenário de um eventual segundo turno. Segundo a pesquisa, no cenário de segundo turno entre Weverton e Brandão, o senador levaria a melhor, com 43% contra 37% de Brandão.

Em outro cenário de segundo turno, Weverton aumentaria sua vantagem sobre Lahésio Bonfim. Neste cenário o senador pontuaria 52%, contra 24% do ex-prefeito. Branco ou nulos seriam 11% e 13% não sabem ou não responderam.

Também foi feito um cenário entre Carlos Brandão e Lahésio Bonfim, o atual governador aparece com 47% e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, surge com 27%. Os que votariam branco ou nulo seriam 12% e 14% não sabem ou não responderam.

A Exata também avaliou a rejeição aos pré-candidatos. Simplício Araújo aparece com 26%; seguido por Edivaldo Holanda Jr. 23%; Hertz Dias com 20%; Carlos Brandão com 17%; Enilton Rodrigues com 16%; Weverton Rocha com 15%; e Lahésio Bonfim com 14%. Votaria em todos aparece com 35%; não votaria em nenhum com 17%; e não sabem ou não responderam 11%.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.