Na próxima segunda-feira (27) terá inicio no Maranhão uma pesquisa domiciliar com aplicação de teste para identificar a infecção por Covid-19 no estado.
O teste sorológico será feito por meio de coleta sanguínea para identifica a presença, ou não, de anticorpos para o coronavírus.
Serão 4.880 pessoas, de 89 municípios maranhenses, serão selecionadas por meio de sorteio.
O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, explica que os dados da pesquisa são importantes para se ter um número mais aproximado de infectados, tendo em vista o alto índice de casos não notificados, pessoas que foram infectadas, mas não catalogadas.
Carlos Lula destaca que Inquérito Sorológico de Infecção por Covid-19 também vai ajudar a identificar a imunidade coletiva, ou imunidade de rebanho.
No início da pandemia, o percentual da população que precisava ter sido infectado pelo coronavírus estava entre 60 e 70%. Segundo o secretário, estudos já indicam que esse número pode ser menor.
Durante a visita, um questionário também será aplicado para identificar como o uso de máscara, higiene das mãos e o distanciamento social respondem na prevenção da doença.
As visitas domiciliares serão realizadas por equipes compostas por um entrevistador e um técnico de coleta, motoristas e supervisores devidamente identificados com coletes e crachás. Carlos Lula pede apoio da população.
O mapeamento será feito pela Universidade Federal do Maranhão.
Agência Brasil