Skip to content

Jorge Maru e Paula Azevedo são alvos de representação no TCE por nepotismo e nomeações irregulares

O advogado Daniel Alves Reis da Silva apresentou uma representação com pedido de medida cautelar junto ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) contra o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Antonio Jorge Lobato Ferreira, conhecido como Jorge Maru, e contra prefeita que foi afastada do cargo, Paula Azevedo, alegando práticas de nepotismo e nomeações irregulares.

De acordo com o advogado, a ex-prefeita de Paço do Lumiar, Maria Paula Azevedo Desterro, foi afastada do cargo por decisão judicial após investigações do Ministério Público do Estado do Maranhão, que culminaram em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Entre as irregularidades apontadas, destaca-se a contratação de “funcionários fantasmas”, muitos dos quais são parentes de Jorge Maru.

A representação de Daniel Silva alega que diversos familiares de Jorge Maru foram nomeados para cargos comissionados na prefeitura sem desempenharem qualquer função. Entre os nomeados estão Antônio Alerson (filho), Bárbara Delia (nora), Talita Gomes Rios (cunhada) e Luís Philipe Braga Sousa (enteado).

A representação inclui documentos retirados do portal da transparência do município que confirmam as nomeações. Além disso, testemunhas, incluindo funcionários e agentes públicos, declararam nunca terem visto esses indivíduos exercerem atividades laborais nas dependências municipais.

Com base nas denúncias, o advogado requer que o TCE-MA receba a representação e defira a medida liminar para afastar os denunciados e interromper qualquer repasse de valores aos familiares de Jorge Maru. Além disso, o advogado solicita uma auditoria interna no município para verificar a efetividade das atividades exercidas pelos agentes nomeados.

A representação pede que o Ministério Público seja provocado e que determine a exoneração dos “funcionários fantasmas” e a devolução dos valores pagos indevidamente.

A representação aguarda análise e decisão do TCE-MA. Caso as alegações sejam comprovadas, poderão ocorrer exonerações e devolução dos recursos públicos pagos indevidamente aos familiares de Jorge Maru.

O site da Folha do Maranhão tentou contato com o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Maru, e outros envolvidos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Veja a representação

Representacao-Jorge-Maru_

Decidimos não utilizar todo o documento para preservar os dados pessoais das pessoas que são citadas na representação.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.