Skip to content

Gestão de Vanderly Monteles é acusada de fracionar despesas em licitação com empresa de um funcionário da prefeitura, aponta denúncia no TCE

A Prefeitura de Anapurus, no Maranhão, sob gestão de Vanderly Monteles, do PCdoB, virou alvo de uma representação protocolada na Ouvidoria do Tribunal de Contas (TCE/MA), devido a denúncias de fracionamento de despesas em processos de licitação. No documento, ao qual o site Folha do Maranhão teve acesso, revelam-se práticas que levantam suspeitas sobre a transparência e legalidade dos procedimentos adotados pela administração pública.

De acordo com a denúncia direcionada ao Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC/MA), a gestão de Vanderly Monteles tem dividido despesas de forma a contornar a realização de licitações ou optar por modalidades de menor valor. Essa conduta, conhecida como fracionamento de despesas, visa direcionar recursos financeiros para fornecedores específicos, em desacordo com as normas legais vigentes, revela o documento.

Além disso, a representação revela a contratação de empresas ligadas a membros do órgão público, como no caso da contratação da empresa de um fisioterapeuta vinculado à própria prefeitura, o que configura conflito de interesses e desrespeito às regras de imparcialidade e ética na gestão pública.

Segundo apuração da Folha do Maranhão, a Prefeitura de Anapurus teria contratado a empresa JFM Terceiro Ltda (Meio Norte Gás), que pertence a João Francisco Monteles Terceiro, que seria fisioterapeuta no Centro de Saúde Isaac Francisco Monteles, ou seja, funcionário da própria prefeitura. A empresa presta o fornecimento de gás para a gestão de Vanderly Monteles.

Procuramos a Prefeitura de Anapurus para esclarecimento do caso, porém não obtivemos respostas.

Até o momento, o Tribunal de Contas do Maranhão ainda não se manifestou sobre a denúncia.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.