Skip to content

Trabalhadores da empresa Dínamo Engenharia denunciam assédio moral, condições de trabalho precárias e atraso nos repasses de FGTS

Funcionários da empresa Dínamo Engenharia, especializada em serviços de engenharia elétrica, que presta serviço a empresa Equatorial Energia do Maranhão, denunciam uma série de irregularidades referentes a suas condições de trabalho e direitos trabalhistas. Entre as reclamações mais graves destacam-se os atrasos recorrentes nos repasses do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além de situações de assédio moral e negligência com a segurança no ambiente de trabalho.

Um dos funcionários, que preferiu manter-se anônimo, relata que desde que ingressou na empresa há cerca de quatro anos, quase cinco, os depósitos do FGTS têm sido irregulares. “Tem mais de três anos que empresa não deposita, e quando deposita, é por apenas um mês e depois passa vários meses sem depositar”, afirma. Segundo ele, essa situação não é um caso isolado, afetando vários colaboradores atuais e até mesmo aqueles que já deixaram a empresa.

Além dos atrasos nos pagamentos do FGTS, os trabalhadores denunciam práticas constantes de assédio moral por parte da empresa. “Eles fazem de tudo para a pessoa pedir demissão, pressionando os funcionários e, em alguns casos, manipulando situações para aplicar demissões por justa causa injustificadas”, relata outro colaborador.

Outro ponto de preocupação são as condições de trabalho precárias e a falta de segurança. Funcionários afirmam que são enviados para o campo sem os equipamentos de proteção individual adequados, sendo obrigados a utilizar materiais sucateados e muitas vezes impróprios para a função. “Os colaboradores já vão para o campo com medo de serem notificados por irregularidades, e a empresa ainda cobra por materiais que não fornece”, destaca um dos denunciantes.

Além disso, há relatos de dificuldades para acionar o seguro, bem como inconsistências nas rescisões contratuais, onde os valores pagos não condizem com o tempo de serviço dos funcionários.

Os colaboradores estão buscando apoio para enfrentar essas questões, tanto através de processos judiciais quanto buscando visibilidade na mídia para expor as práticas da empresa. Estima-se que mais de 100 colaboradores tenham sido afetados pelas irregularidades da Dínamo Engenharia, que enfrentam dificuldades em receber seus direitos e em manter um ambiente de trabalho digno e seguro.

A Folha do Maranhão procurou a empresa Dínamo Engenharia para uma manifesta-se sobre o assunto. Em nota, a empresa afirmou que preza pelo diálogo e bom relacionamento com os colaboradores e clientes. Informou ainda que as informações constantes na denúncia, mesmo com alguns pontos divergentes, já foram mapeadas e tratadas pela empresa, de forma a já estarem resolvidas. E se colocou à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e apresentação de qualquer evidência necessária.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.