Skip to content

O favorável cenário político para o governador Carlos Brandão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), em menos de um ano, conseguiu diversas façanhas de forma inédita que sem dúvidas lhe deram o melhor cenário político, nunca visto antes na política do Maranhão.

A trajetória de Brandão começou pela escolha de Flávio Dino, que decidiu colocar seu nome como seu substituto ao governo. Ainda nos primeiros meses como governador, Brandão conseguiu, com muita articulação política, ter um aliado seu, vereador Paulo Victor (PCdoB), como presidente da Câmara Municipal de São Luís para os próximos de dois anos.

Após isso, Brandão conseguiu sua reeleição, vencendo a eleição ainda no primeiro turno. Logo depois, Brandão e seu grupo, caíram em campo para tentar eleger o presidente Lula, mais uma conquista que deu certo.

Na FAMEM, após outra articulação de sua gestão, Brandão conseguiu eleger, em chapa única, o prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, como presidente da federação.

Passada a eleição da FAMEM, Brandão começou a focar na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, onde possui o apoio dos 42 deputados. Com isso, Brandão começará o seu governo sem oposição, ainda com a possibilidade de fazer a deputada Iracema Vale (PSB), candidata do governo, a nova presidente do parlamento estadual, fato inédito no Maranhão.

Para o próximo ano, Brandão, além de ter o governo federal como aliado, passará a contar também com um ministro aliado. Neste caso, Flávio Dino, que foi escolhido para assumir o Ministério da Justiça.

Além disso, Brandão terá o apoio de duas senadoras no Senado Federal e contará com apoio de pelo menos 12 deputados federais da Bancada Maranhense na Câmara Federal.

Recentemente, o ex-deputado e ex-secretário do governo Flávio Dino, Marcelo Tavares foi escolhido para ser o novo presidente do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA). Com isso, Brandão passa ter uma pessoa próxima também no órgão.

Brandão é próximo do Ministério Público, onde tem como amigo pessoal, o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo Nicolau. Além disso, o governador tem boa ralação com o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Velten, que chegou assumir o governo e atender as demandas do seu grupo político durante sua internação em São Paulo.

Sem dúvidas, Brandão entrará para a história política do Maranhão. Como o governador que em pouco tempo conseguiu diversas conquistas em sua vida, coisa difícil de ser na política maranhense.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.