Skip to content

Wellington do Curso reage e tenta barrar exigência de nível superior em concurso da PM do Maranhão

O deputado estadual Wellington do Curso se posicionou contra a Medida Provisória nº 542/2026, que passou a exigir nível superior para ingresso em todas as carreiras da Polícia Militar do Maranhão, e anunciou que pretende atuar para barrar a mudança.

Segundo Wellington, a proposta do governo altera de forma imediata as regras do concurso público, eliminando a possibilidade de entrada na corporação com ensino médio, especialmente no Quadro de Praças, base da estrutura da PM. Pela nova regra, o ingresso passa a ser exclusivo para candidatos com formação superior, além da aprovação em concurso.

O parlamentar afirma que a medida desconsidera um prazo previsto em legislação federal, que permitiria a transição até 2029. Com base nisso, ele informou que está articulando medidas para garantir que os próximos concursos ainda possam exigir apenas nível médio.

“Vamos apresentar modificações e acionar o governo para que o concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros continue sendo de nível médio neste momento”, declarou.

Ao criticar a mudança imediata, Wellington do Curso argumenta que a exigência de nível superior pode reduzir o acesso de jovens à carreira militar e impactar a geração de oportunidades no estado. O deputado afirma que mobilizará a população e a categoria para pressionar pela revisão da medida e garantir a manutenção das regras atuais nos próximos concursos.

Veja o vídeo

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 99187-6373.

[instagram-feed]

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.