Skip to content

Governador do Maranhão, Carlos Brandão, afirma ter sido vítima de chantagem política

O governador Carlos Brandão afirmou ter sido alvo de chantagem política por parte de antigos aliados que, segundo ele, tentaram interferir em sua gestão após as eleições de 2022. Em tom firme, Brandão disse que sempre manteve uma parceria com o presidente Lula, mas que dentro do Maranhão houve uma tentativa de manter o controle político do governo estadual.

De acordo com o governador, a crise teve início quando figuras ligadas ao governo anterior tentaram impor decisões dentro de sua administração. “O governo que se encerrou em 2022 quis permanecer no comando da gestão para a qual fui eleito. Fui parceiro, mas impus limites”, declarou.

Brandão relatou que, a partir do momento em que passou a estabelecer limites, as reações tornaram-se “insanas e agressivas”, envolvendo chantagens e barganhas políticas. Ele afirmou ainda que os fatos que agora vieram a público, através da divulgação de áudios e vídeos, já eram conhecidos nos bastidores. “Eles próprios falavam abertamente, numa exibição de intimidade com outras forças, a quem quisesse ouvir e, eventualmente, até gravar”, disse.

O governador mencionou diretamente o deputado federal Rubens Júnior, que teria levado a ele uma proposta de acordo político. Segundo Brandão, o parlamentar apresentou uma oferta em nome do também deputado Márcio Jerry: caso o governador apoiasse a candidatura de interesse de Jerry em Colinas, no caso seu irmão, as vagas do Tribunal de Contas do Maranhão, que estavam retidas, seriam liberadas.

“O próprio Rubens Júnior confirmou na tribuna da Câmara Federal”, destacou Brandão, reforçando que não houve gravação feita por seu governo. “Eles se fizeram gravar. Agora temem os efeitos dessa exposição vexatória a que se submeteram, expondo nomes de outros níveis de poder”, completou.

A declaração do governador expõe a insatisfação de antigos aliados que, desde o fim do governo anterior, tentam de diferentes formas atrapalhar o andamento da gestão. Incomodados com a perda de espaço e influência política, esses grupos têm adotado uma postura de resistência, utilizando-se de outros poderes da justiça para ampliar o clima de tensão e revelando um racha cada vez mais evidente no política maranhense.

Veja a nota divulgada pelo governador

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 99187-6373.

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.