O prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, do PP, tornou-se alvo de investigação do Ministério Público do Maranhão após a constatação de que sua gestão ultrapassou os limites de despesas com pessoal estabelecidos pela lei. Relatório do Ministério Público de Contas apontou que, no último quadrimestre de 2024, a administração municipal comprometeu 58,6% da receita corrente líquida com folha de pagamento, índice superior ao teto permitido e considerado grave violação às normas de responsabilidade fiscal.
A promotoria instaurou inquérito civil para apurar as responsabilidades do prefeito e já notificou o gestor para apresentar defesa em até dez dias úteis. O caso foi encaminhado também ao Tribunal de Contas do Maranhão e à Câmara Municipal de Santa Inês, que poderá adotar medidas políticas contra o chefe do Executivo. Entre as sanções possíveis estão desde a assinatura de um termo de ajustamento até a cassação do mandato, caso fique comprovada infração político-administrativa.
O Ministério Público sustenta que a conduta de Felipe dos Pneus pode ainda configurar crime de responsabilidade e gerar responsabilização cível, especialmente se for demonstrado dolo na condução dos gastos. Embora a nova lei de improbidade exija a comprovação de intenção específica para enquadrar agentes públicos, a promotoria considera que os indícios já levantados são suficientes para manter a investigação em curso.
Esse é mais um episódio fragiliza a gestão de Luís Felipe, que agora precisa não apenas aos órgãos de controle, mas também as autoridades policiais, afinal, seu nome figura em vários inquéritos sobre desvio de dinheiro de Santa Inês.
Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 99187-6373.








Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.