O Governo do Maranhão iniciou os estudos de viabilização e execução do Projeto Leões II, uma proposta do deputado estadual Cláudio Cunha (PL) que visa descentralizar as ações do Poder Executivo e aproximar a gestão estadual dos municípios do Sudoeste Maranhense. O projeto prevê a implantação de um Centro Administrativo Regional Governamental em Imperatriz, a segunda maior cidade do estado, fortalecendo o elo entre o Palácio dos Leões e a Região Tocantina.
A iniciativa tem como objetivo permitir que o governador e parte de sua equipe administrativa se desloquem, em períodos estratégicos, para Imperatriz, promovendo reuniões, audiências, despachos e atendimento direto com prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil dos mais de 20 municípios que compõem a Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense.
Segundo Cláudio Cunha, autor da Indicação nº 18/2023, apresentada na Assembleia Legislativa em fevereiro de 2023, o Projeto Leões II é uma forma prática e estratégica de levar o centro das decisões para mais perto da população. “É uma proposta que fortalece o desenvolvimento regional, valoriza a interiorização das políticas públicas e aproxima o governo de quem mais precisa: o cidadão”, defendeu o parlamentar.
A região contemplada pelo projeto é formada por municípios como Açailândia, Porto Franco, Estreito, Carolina, João Lisboa, Amarante do Maranhão, entre outros, somando mais de 740 mil habitantes. É uma área estratégica para o desenvolvimento do estado, com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão, um parque industrial em crescimento, além de ser o segundo maior polo de serviços do estado.
Além disso, a construção do ramal da Ferrovia Norte-Sul, que passará por Imperatriz e ligará a produção local ao Porto do Itaqui, em São Luís, reforça a posição da cidade como um polo logístico de grande importância.
A sinalização positiva do governador Carlos Brandão em dar andamento ao projeto representa um avanço significativo na efetivação da proposta. O início dos estudos técnicos e a fase de execução do Projeto Leões II marcam a etapa inicial de implantação, que poderá colocar Imperatriz em posição de destaque como sede estratégica do Governo do Estado no interior.
Para Cláudio Cunha, a concretização da proposta é fruto de um mandato que tem compromisso com todas as regiões do Maranhão. “Trabalhamos para que o Maranhão cresça de forma equilibrada. O Leões II representa um novo tempo de gestão descentralizada, de acesso ampliado às decisões políticas e de reconhecimento da importância da Região Tocantina no cenário estadual”, afirmou.
A expectativa é que, com os primeiros estudos em andamento, o Governo apresente nos próximos meses o cronograma detalhado de implantação do centro administrativo e os critérios para os atendimentos regionais.
Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 99187-6373.








Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.