Um levantamento exclusivo do site Folha do Maranhão aponta que os documentos usados por quatro prefeituras do Maranhão para solicitar empréstimos foram elaborados pela mesma pessoa. A informação foi confirmada por meio dos metadados dos arquivos enviados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).
Estão envolvidos os municípios de Grajaú, Tuntum, Joselândia e Santa Filomena, administrados pelos prefeitos Dr. Gilson Guerreiro, Fernando Pessoa, Raimundo Zuca e Salomão, respectivamente.
De acordo com os dados, todos os documentos foram criados e editados por João Paulo Almeida Sousa, que, segundo apuração da Folha do Maranhão, não possui qualquer vínculo com as prefeituras, conforme consultas feitas aos portais da transparência dos quatro municípios.
Outro ponto que chama atenção é que todos os pedidos de empréstimo são no mesmo valor — R$ 30 milhões — e para o mesmo fim: obras de pavimentação asfáltica. Além disso, os processos foram elaborados no mesmo dia, 6 de junho, e protocolados juntos no TCE-MA.
Os documentos seguem exatamente o mesmo padrão de formatação, estrutura e texto, mudando apenas as informações específicas de cada cidade. A semelhança reforça a suspeita de uma possível ação coordenada entre os prefeitos.
Até o momento, não conseguimos confirmar quem é João Paulo Almeida Sousa e qual sua relação com os gestores ou com os processos. As prefeituras foram procuradas pela reportagem, porém não tivemos um retorno.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 99187-6373.
Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.