Skip to content

Apenas Duarte Jr e Marreca Filho votaram contra a medida que pode aumentar a conta de luz dos brasileiros

O Congresso Nacional derrubou, nesta terça-feira (17), vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a trechos do Marco Regulatório da Energia Offshore. A decisão pode pesar diretamente no bolso dos consumidores, com previsão de aumento de até 3,5% nas contas de luz até 2050.

A medida, aprovada em uma sessão conjunta de deputados e senadores, obriga a contratação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), além de determinar incentivos para usinas de hidrogênio no Nordeste e parques eólicos no Sul, mesmo em locais sem demanda. Também foi aprovada a prorrogação de contratos do Proinfra, programa que incentiva fontes alternativas de energia elétrica.

De acordo com cálculos da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrasce), o impacto financeiro total dessas decisões pode ultrapassar R$ 197 bilhões, custo que será repassado gradualmente aos consumidores.

O ponto mais crítico, segundo especialistas do setor elétrico, é justamente a contratação obrigatória das PCHs, considerada a medida com maior peso na composição das tarifas. A proposta foi aprovada por ampla maioria, reunindo votos tanto de parlamentares da oposição quanto da base do governo.

A decisão mostra como o Congresso, muitas vezes, atua alinhado a interesses de grupos específicos do setor energético, deixando em segundo plano os impactos diretos sobre a população e o mercado como um todo.

No Maranhão, todos os três senadores — Ana Paula Lobato (PDT), Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT) — votaram pela derrubada dos vetos. Na bancada da Câmara, a maioria seguiu na mesma direção, com 13 deputados votando pela derrubada e apenas 2 optando por manter os vetos: Duarte Júnior (PSB) e Marreca Filho (PRD).

VEJA A LISTA

Votaram pela derrubada do veto

Senadores do Maranhão:
Ana Paula Lobato (PDT)
Eliziane Gama (PSD)
Weverton Rocha (PDT)

Deputados federais do Maranhão:

Aluisio Mendes (Republicanos)
Fábio Macedo (Podemos)
Hildo Rocha (MDB)
Josivaldo JP (PSD)
Junior Lourenço (PL)
Juscelino Filho (União Brasil)
Márcio Honaiser (PDT)
Márcio Jerry (PCdoB)
Pastor Gil (PL)
Pedro Lucas Fernandes (União Brasil)
Rubens Pereira Júnior (PT)

Votaram pela manutenção do veto (contra as PCHs)

Duarte Júnior (PSB)
Marreca Filho (PRD)

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 99187-6373.

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.