Skip to content

Prefeito de Pinheiro/MA, André da Ralpnet, nomeia ex-pregoeiro que recebeu PIX de envolvidos em esquema de corrupção no MA

Dando continuidade às nomeações suspeitas em sua gestão, o prefeito de Pinheiro/MA, André da Ralpnet, do Podemos, nomeou Samuel de Araújo Passos, acusado de receber pagamentos de envolvidos em um esquema de corrupção no município de Bom Jesus das Selvas, também no Maranhão. Samuel Passos foi nomeado para um cargo de alto escalão na primeira semana da nova gestão.

De acordo com um levantamento do site Folha do Maranhão, Samuel Passos foi designado como gestor de contratos, ficando responsável por supervisionar todos os contratos firmados durante a gestão de André da Ralpnet na Prefeitura de Pinheiro.

Segundo uma investigação do Ministério Público do Maranhão, Samuel Passos já atuou como pregoeiro no município de Junco do Maranhão e trabalhou na Comissão de Licitação de Maracaçumé. Em Junco, editais de licitação apresentavam semelhanças com os realizados em Bom Jesus das Selvas, sugerindo uma possível conexão entre os processos.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do MP-MA, o nome de Samuel aparece em um relatório financeiro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) como recebedor de pagamentos da WL Empreendimentos e Locação Ltda, empresa central no esquema de fraudes em licitações em Bom Jesus das Selvas. O esquema, segundo as investigações, causou um prejuízo de R$ 10,5 milhões aos cofres públicos.

A Folha do Maranhão também revelou uma série de nomeações suspeitas na gestão de Ralpnet, com um agravante: todos os nomeados possuem relação direta com o esquema de corrupção em Bom Jesus das Selvas.

Entre os nomeados estão: Duylio Fernandes da Silva, Eduardo Serra da Silva e Lydiane dos Santos Araújo Xavier. Duylio foi identificado como procurador da WL Empreendimentos e Locação Ltda. Eduardo, ex-pregoeiro de Maracaçumé, foi citado na investigação por receber valores de operações fraudulentas. Já Lydiane possui vínculos familiares diretos com sócios da WL Empreendimentos, reforçando as suspeitas de uma rede criminosa organizada para desviar recursos públicos.

Na última semana, descobrimos que outro envolvido no esquema, Alam Xavier Silva, marido de Lydiane dos Santos Araújo Xavier, fez uma doação de R$ 10 mil a André da Ralpnet durante as eleições, no mesmo período em que já estava sendo investigado pelo Ministério Público.

Em busca de informações sobre os critérios adotados pela gestão de André da Ralpnet para realizar as nomeações, a Folha do Maranhão tentou, mais uma vez, contato com a prefeitura para que se manifestasse sobre o assunto, porém, não obtivemos retorno.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 99187-6373.

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.