O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), se manifestou sobre a greve dos ônibus em São Luís e a solução proposta pelo prefeito Eduardo Braide (PSD). Em vídeo, Camarão reconheceu a coragem do prefeito ao sugerir um projeto de lei para custear o uso de aplicativos de transporte aos passageiros prejudicados pela paralisação, mas afirmou que a medida não é a mais adequada.
Para o vice-governador, a solução deveria ir além e abordar a gratuidade do transporte coletivo na capital. Ele citou o exemplo de Maricá, cidade administrada pelo PT que já implementou a tarifa zero, e defendeu que, se há recursos para pagar subsídios de quase R$ 100 milhões às empresas e agora para aplicativos, também deveria haver para garantir a gratuidade integral aos usuários do transporte público. Camarão também destacou a necessidade de implementar a tarifa zero para estudantes, aprovada em plebiscito na última eleição municipal.
Uma alternativa sugerida pelo vice-governador seria a requisição administrativa dos ônibus, medida já adotada pelo ex-governador Flávio Dino em relação aos ferryboats. A proposta consiste em a Prefeitura assumir temporariamente o controle dos veículos para garantir o transporte da população, utilizando servidores públicos, como guardas municipais e agentes de trânsito, para a operação.
Camarão ressaltou que a solução de Braide pode ser ineficiente diante da alta demanda de passageiros. Segundo ele, São Luís conta com cerca de 1.600 táxis e pouco mais de 2.000 motoristas de aplicativos para atender mais de 600 mil usuários do transporte coletivo. “Fica aqui a minha sugestão como gestor e me coloco sempre à disposição do prefeito e de toda a população para que possamos encontrar melhores soluções para esse problema”, pontuou.
O vice-governador ainda defendeu a realização de uma nova licitação para o transporte coletivo na capital e enfatizou que a paralisação prejudica trabalhadores, estudantes e a população em geral. “O problema precisa ser resolvido de uma vez por todas”, concluiu.
Veja o vídeo
Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 99187-6373.
Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.