Skip to content

PSB, PDT e Solidariedade aprovam federação; cenário contribui para candidatura única à prefeitura de São Luís

A Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB aprovou, por ampla maioria, a proposta de formação de uma federação partidária com o Partido Democrático Trabalhista – PDT e o Solidariedade. De acordo com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, o objetivo é criar uma federação partidária que represente uma nova força de centro-esquerda.

No Maranhão, a federação irá mudar o cenário político do estado, em especial, em São Luís. Os partidos PSB, PDT e Solidariedade, tomaram rumos diferentes nas últimas eleições, cada um com uma candidatura ao governo do estado. Com a federação aprovada, os partidos deverão chegar ao entendimento e lançarem candidaturas unificadas, com base na federação.

Em 2020, o grupo de Flávio Dino tentou unificar suas forças em cima de um único nome para disputa da prefeitura de São Luís, mas não conseguiu, e acabou vendo cada partido de sua base ter candidaturas próprias para o Executivo municipal, e o pior, acabaram perdendo para o candidato que não fazia parte do grupo.

Em 2022, o cenário se repetiu, e mais uma vez o grupo de Flávio Dino não se conseguiu chegar a um entendimento e registrou três candidaturas próprias para o governo, justamente dos partidos que hoje tentam se federalizar.

Para 2024 o cenário deverá mudar. Apesar de cada pretenso candidato ter a opção de sair do partido ou da federação, o candidato que escolher disputar a prefeitura de São Luís em outra base, não contará com o apoio dos seus antigos líderes partido, assim como aconteceu nas eleições anteriores.

Entre o PSB, PDT e Solidariedade, existem 10 nomes de pretensos candidatos para disputar a prefeitura de São Luís. Chegar ao entendimento de um único nome não será um tarefa fácil.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.