Skip to content

Erlanio Xavier emite nota e esclarece operação da Polícia Federal em Igarapé Grande

O prefeito do município de Igarapé Grande e presidente da Federação dos Municípios Maranhenses (Famem), Erlanio Xavier soltou uma nota esclarecimento sobre a operação da Polícia Federal realizada em diversos municípios maranhenses, em especial onde ele é prefeito.

Segundo Erlanio, mesmo sem conhecimento do processo que corre em segredo de justiça, todos os esclarecimentos foram prestados as autoridades.

Ainda de acordo com o prefeito, nenhum servidor efetivo ou comissionado da prefeitura de Igarapé Grande foi detido ou preso na citada operação. A secretária de saúde e o ex-secretário estão prestando às autoridades os devidos esclarecimentos acerca dos recursos oriundos de emendas parlamentares. 

Erlanio afirmou que antes de qualquer operação ou inquérito policial, em julho do corrente ano, foi determinado por ele a realização de uma sindicância administrativa para apurar e esclarecer as questões relacionadas a tais eventos, sobretudo no que toca a inserção de dados no Sistema de Informação Hospitalar (SIH), mesmo o hospital de Igarapé Grande sendo referência na região atendendo diversos pacientes de vários municípios.

O prefeito afirma que a após a divulgação da matéria da Revista Piauí, foi solicitado ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a imediata realização de procedimento de auditoria para esclarecer todos os fatos.   

Por fim, Erlanio afirma que o município realiza suas contratações dentro dos ditames legais, preferencialmente através de pregão eletrônico, com todos os processos publicizados e disponibilizados no Portal da Transparência, para conhecimento de toda a sociedade e órgãos de controle. 

Veja a íntegra da nota

Sobre a operação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (14), prestamos os seguintes esclarecimentos, mesmo desconhecendo o inteiro teor do processo judicial que, segundo consta, corre em segredo de justiça: 

Nenhum servidor efetivo ou comissionado da prefeitura de Igarapé Grande foi detido ou preso na citada operação.

A secretária de saúde e o ex-secretário estão prestando às autoridades os devidos esclarecimentos acerca dos recursos oriundos de emendas parlamentares. 

Em julho do ano corrente, antes de qualquer operação ou inquérito policial, determinei a realização de sindicância administrativa para apurar e esclarecer as questões relacionadas a tais eventos, sobretudo no que toca a inserção de dados no Sistema de Informação Hospitalar (SIH), muito embora seja público e notório que o hospital de Igarapé Grande atende não só pacientes do município, mas de toda a região. 

Naquela ocasião, requeri também ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a imediata realização de procedimento de auditoria para esclarecer todos os fatos.   

Por fim, o município informa que realiza suas contratações  dentro dos ditames legais, preferencialmente através de pregão eletrônico, com todos os processos publicizados e disponibilizados no Portal da Transparência, para conhecimento de toda a sociedade e órgãos de controle. 

ERLANIO XAVIER

PREFEITO DE IGARAPÉ GRANDE

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.