Skip to content

Apontado como sócio oculto na Econométrica tinha 2 cargos no governo do Maranhão

O empresário Jorge Andres Zubicueta Goic, apontado como sócio oculto da Econométrica Pesquisas Ltda, possuía dois cargos na gestão do ex-governador Flávio Dino. O primeiro deles era na Casa Civil, onde ocupava o cargo de Assessor Responsável pelo Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, como o salário de R$ 3.838,57. Ganhando o salário de R$ 3.705,13, Jorge Zubicueta também era Conselheiro na MAPA – Maranhão Parcerias.

A exoneração acontece logo após início do ano eleitoral, onde o então governador Flávio Dino, por diversas vezes foi favorecida pelas pesquisas da Econométrica, irá se candidatar a uma vaga ao Senado Federal, e terá Carlos Brandão como candidato à reeleição.

Em 2018, a coligação “Maranhão quer Mais”, da então candidata Roseana Sarney (MDB), denunciou à Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE) a suposta relação entre o Governo do Estado e o instituto de pesquisa Econométrica.

De acordo com a denúncia, um dos fundadores do instituto, o empresário Jorge Andrés Zubicueta Goic, que é natural do Chile, repassou a administração da Econométrica para o irmão, Sérgio Zibicueta e passou a ter duas nomeações em cargo comissionado na gestão Flávio Dino (PCdoB).

Além da relação da Econométrica com o governo, a empresa se envolveu outra polêmica durante a divulgação de uma pesquisa eleitoral, que apontou para larga vantagem de Flávio Dino. Os dados tiveram de ser retirados do ar pela TV Guará, que havia contratado o levantamento. Isso porque a pesquisa havia sido assinada pela professora Celene Raposo Aquino, técnica em estatística, que morreu 19 dias antes do registro da pesquisa, dando desconfiança ao levantamento eleitoral.

Para tentar desvincular a imagem da Econométrica como aliada do governo, atualmente a empresa está em nome de Manuella Izidoro Coelho.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.