Skip to content

Embarcação do ferryboat apresentada por Brandão é reprovada pela Marinha, diz promotora

A embarcação José Humberto, vinda do Estado do Pará e apresentada pelo governador Carlos Brandão para ser usado no sistema de ferryboat do Maranhão, foi reprovada pela Marinha do Brasil. A informação foi divulgada pela promotora do consumidor, Lítia Cavalcanti.

Segundo Ministério Público, após uma análise inicial da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), a embarcação foi reprovada para operar no sistema de ferryboat do estado.

Com mais de 38 anos de existência, a embarcação que funcionava como uma balsa, foi adaptada para tentar se inserida no sistema de transporte aquaviário de passageiros e carros do Maranhão, entre a Ponta da Espera, em São Luís, e o Cujupe, em Alcântara.

Recentemente, o Ministério Público do Maranhão enviou um ofício à Procuradoria da República, para pedir cooperação do Ministério Público Federal (MPF), para que possa acompanhar o trabalho a Capitania dos Portos, no procedimento de emissão dos documentos da embarcação José Humberto. O pedido foi acatado pela Procuradoria.

Para a promotora do consumidor, Lítia Cavalcante, há uma precarização na prestação dos serviços.

“Eles estão querendo contratar um ferry que passou o final de semana passando por serviço. Eu tenho informações concretas de que o ferry não foi aprovado pela Marinha e ela já tem o ofício para responder. Mas, também, os serviços foram feitos porque o ferry não é adequado para a baía, ele não tem motor de propulsão. Ele tem a metade da velocidade dos nossos ferrys, ele é inadequado à Baía de São Marcos. Fora isso, é um ferry de rio, então, vão colocar a população em um ferry desses que, inclusive está apresentando problemas graves e tanto que a Marinha não aprovou para população ir e fazer esse trajeto. Enfim, a gente está fazendo o que tem que ser feito. Agora, gestor nós não somos, o que a gente pode fazer é ajuizar, entrar com as ações devidas, investigar, mas quem tem a gestão é o Estado do Maranhão”, destacou Lítia Cavalcante.

Com informações e trechos do G1 Maranhão

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.