Skip to content

Políticos maranhenses condenam falas do deputado Arthur do Val de SP

Políticos maranhenses utilizaram suas redes sociais para condenar as falas do deputado estadual pelo estado de São Paulo, Arthur do Val (Podemos), que durante viagem à Ucrânia fez várias falas machistas e sexistas contra as mulheres ucranianas.

A primeira a se manifestar foi a senadora Eliziane Gama (Cidadania), que afirmou que as declarações do deputado estadual Mamãe Falei são repugnantes, uma das maiores indignidades que ela já viu. Segundo a senadora, as falas foram feitas em um contexto de guerra e dor, agredindo as mulheres e envergonham o Brasil. Para ela, as falas não podem ficar impunes politicamente.

Já o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) desejou solidariedade a todas as mulheres atingidas por esse amontoado de absurdos. Flávio Dino afirmou que é imperativo que os órgãos de controle atuem com rigor e velocidade, e finalizando desejando que sociedade não vote mais em coisas assim, se referindo ao deputado.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) também utilizou suas redes sociais para condenar as falas do deputado. Para Braide, são inaceitáveis e repugnantes as declarações do deputado estadual Arthur do Val Com total desrespeito às mulheres, num momento em que o povo da Ucrânia vive os horrores da guerra. O prefeito afirmou ainda que esse comportamento precisa ser urgentemente banido no Brasil, no mundo e dentro de qualquer partido.

ENTENDA O CASO

O deputado estadual Arthur do Val, foi à Ucrânia onde esteve em uma supostamente prestando ajuda à população durante os ataques que a Rússia faz ao país. Porém, durante sua visita, o deputado fez uma série de falas em grupo de Whatsapp, que posteriormente se tornaram a público pela imprensa brasileira.

A gravação começa com o deputado comentando sobre a classe social das ucranianas: “Elas olham, e eu vou te dizer, são fáceis porque elas são pobres! E aqui, cara, a minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Depois eu te conto a história. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas minas, porque eu não tinha tempo. Dois grupos de minas. É inacreditável a facilidade”.

Em seguida, o parlamentar conta uma suposta experiência sobre ter sido paquerado por uma recepcionista na Ucrânia. “A recepcionista do hotel deu em cima de mim aqui. Meu Deus! Pensei ‘não é possível que isso esteja acontecendo, é uma mentira, é um filme’, isso não tá acontecendo! Essas cidades mais pobres são as melhores, realmente é inacreditável. Juro por Deus, é outro mundo. Eu tenho 35 anos, cara, e eu nunca vivi isso. E eu nem peguei ninguém aqui. Não peguei. Só a sensação de saber que eu poderia fazer, e sentir como alguém, enfim, já sabem”.

Do Val segue comentando sobre a beleza das ucranianas: “Eu juro pra vocês, eu contei, foram 12 policiais. Deusas! Que você casa, você faz tudo que ela quiser. Eu estou mal, eu não tenho nem palavras pra expressar. Quatro dessas eram minas que assim, se ela cagar, você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”.

Por fim, no último áudio, o deputado compara as ucranianas com as brasileiras. “Se você pegar fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila dos refugiados aqui. Eu estou mal, eu estou triste, é inacreditável”.

Com informações do Correio Braziliense

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.