Skip to content

Governo estorna pagamento das diárias de Brandão durante sua filiação ao PSB em Brasília

Após matéria da Folha do Maranhão sobre a concessão de diárias da Casa Civil à Carlos Brandão durante sua filiação em Brasília, o governo do Maranhão estornou o valor de R$ 2.450,00 referente a duas diárias e meia concedida irregularmente ao vice-governador

De acordo com o Portal de Transparência, o valor teria sido pago no dia 21 de março, dois dias antes da sua filiação ao PSB em Brasília. Após o caso revelado pela Folha do Maranhão ganhar grande repercussão, o governo decidiu, no mesmo da matéria e da filiação, fazer o estorno do pagamento das diárias ao vice-governador.

Com isso, o valor de R$ 2.450,00 que já estava na conta de Carlos Brandão, teve que ser devolvido aos cofres do estado.

Apesar da devolução do dinheiro, o governo continuou com o pagamento de outras duas diárias no mesmo sentido [viagem à Brasília] no período próximo a filiação de Brandão ao PSB.

Até o momento, nem o governo, nem Carlos Brandão se manifestaram sobre o assunto.

Esse é a segunda vez que o governo volta atrás em assunto envolvendo Carlos Brandão. No início do ano, em meio à polemica sobre a viagem internacional feita para os EUA, o governo do Maranhão, também através da Casa Civil, retificou um ofício que concedeu férias ao vice-governador.

De acordo com o Diário Oficial, o ato que concedeu férias para Brandão foi alterado, passando suas férias a valer a partir do dia 20 de dezembro até o dia 7 de janeiro deste ano, e não do dia 20 de dezembro ao dia 3 de janeiro como foi publicado anteriormente no DOEMA e divulgado pela Folha do Maranhão. Sendo assim, as férias de Brandão se tornaram mais longas, ficando com 19 dias corridos.

A correção de datas seria uma manobra do governo para justificar a demora em sua aparição, uma vez que muito se questionou sobre o sumiço do vice-governador, que durante as enchentes, aliado ao surto de Covid-19 e gripe, além do teste positivo de Flávio Dino, e Brandão estaria viajando.

No final de 2021, o governador Carlos Brandão, pediu e conseguiu autorização de Assembleia Legislativa para realizar viagens sem controle dentro e fora do país.

O pedido foi enviado à Assembleia Legislativa pelo governador Flávio Dino através de mensagem governamental. De acordo com o documento, Carlos Brandão poderá se afastar seja em missão oficial ou para tratar de interesse particular, através da autorização válida para qualquer período em 2022.

Apesar de ser considerada manobra política que pode dificultar a transparência de gastos e de agendas do vice-governador, Carlos Brandão peca no pedido de diárias, que nos últimos anos não foram poucas.

Veja o estorno do pagamento das diárias de Carlos Brandão

Estorno-Diarias-Brandao

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.