Skip to content

Maranhão recebeu quase 1 milhão de testes Covid no final do ano

Levantamento da Folha do Maranhão em dados do Ministério da Saúde aponta que, de setembro até o início de janeiro deste ano, o Maranhão 937.288 testes de identificação do Covid-19.

De acordo com o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-TESTE), só no mês de janeiro o Maranhão recebeu 615.593 testes rápidos através de duas remessas. Em novembro, o Maranhão teria recebido 129.175 testes rápidos, também divididos em duas remessas. Os meses de setembro e outubro foram 80.560 testes e 111.960 testes; respectivamente cada, ambas distribuídas em duas remessas.

Devido ao site o Ministério da Saúde apresentar problemas em um dos arquivos de distribuição de testes, o valor pode ser ainda maior, podendo ultrapassar mais de 1 milhão de testes recebidos pelo Maranhão nos últimos 5 meses.

Mesmo com a grande transferência de testes para o Maranhão, a população reclama da dificuldade de realizar testes nas unidades de saúde do estado, principalmente em São Luís. Longas filas têm se formado nos terminais de integração e também nos hospitais do município.

Ontem, a prefeitura de São Luís através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) limitou a realização de testes na unidade de saúde. Segundo a Semus, os testes serão oferecidos somente aos pacientes com indicação médica de internação hospitalar ou já internados.

Ainda de acordo com a prefeitura de São Luís, nos últimos 15 dias foram realizados quase 70 mil testes e que a testagem em massa será retomada assim que o Município receber um novo lote de testes contra a Covid.

O governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu 336.310 testes rápidos aos 217 municípios do Maranhão.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a medida possibilita a identificação de novos casos de Covid-19, por vezes confundidos com outras síndromes respiratórias. “O período chuvoso aumenta o número de pacientes com sintomas de gripe, que em muito se confunde com a Covid-19. Com os testes, os profissionais de saúde das Unidades Básicas podem oferecer o tratamento adequado ao paciente a partir deste diagnóstico rápido. É assim que se salva vidas”, disse.

Com unidades lotadas de pacientes com síndromes respiratórias, os testes rápidos vão permitir maior celeridade ao atendimento e isolamento imediato dos casos positivos de Covid-19. Rápido e eficaz, o exame revela o resultado após 15 minutos.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.