Skip to content

SES diz que ainda não registrou casos de flurona no MA

Com o aumento de gripe da influenza em meio a pandemia da Covid-19, cresce pelo o mundo os casos de flurona, quando um paciente tem diagnostico de Covid-19 e gripe da influenza ao mesmo tempo. No Brasil, diversos estado já confirmaram os primeiros casos, outros estão apenas com suspeitas.

No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, até o dia 3 de janeiro, ainda não tinha registrado nenhum caso de flurona no estado, mesmo com diversos relatos em grupos em redes sociais.

Em dezembro, a SES confirmou o primeiro caso da influenza subtipo H3N2 no Maranhão. Um paciente, de 10 anos, do sexo masculino, que registrou atendimento na rede hospitalar particular com quadro com sintomas de febre, tosse e obstrução nasal, evoluiu para cura.

Ainda no mês de dezembro, o Ministério da Saúde confirmou mais de 40 mortes vítimas da influenza, não sendo especificamente do subtipo H3N2.

Em 2021, foram notificados no sistema Sivep Gripe 175 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associada ao vírus Influenza.

Ainda de acordo com a SES, os pacientes com síndromes gripais leves são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde. Nas UPAS apenas pacientes de síndromes gripais em estado moderado ou grave são atendidos.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.