Skip to content

Governo distribui mais de 300 mil testes rápidos de covid-19 para os municípios maranhenses

Com o início do inverno chuvoso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensifica as ações de apoio aos municípios para assistência aos pacientes com síndromes gripais em todo o Maranhão. A partir desta quinta-feira (6), as 217 cidades maranhenses vão receber 336.310 testes rápidos de antígeno para detecção de casos da Covid-19.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a medida possibilita a identificação de novos casos de Covid-19, por vezes confundidos com outras síndromes respiratórias. “O período chuvoso aumenta o número de pacientes com sintomas de gripe, que em muito se confunde com a Covid-19. Com os testes, os profissionais de saúde das Unidades Básicas podem oferecer o tratamento adequado ao paciente a partir deste diagnóstico rápido. É assim que se salva vidas”, disse.

Com unidades lotadas de pacientes com síndromes respiratórias, os testes rápidos vão permitir maior celeridade ao atendimento e isolamento imediato dos casos positivos de Covid-19. Rápido e eficaz, o exame revela o resultado após 15 minutos.

Além da população em geral, os municípios também vão receber testes para serem usados exclusivamente com as comunidades quilombolas. A distribuição dos testes começa nesta quinta-feira (6). O quantitativo para cada cidade foi definido em resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Cenário

Atualmente, o Maranhão apresenta 80 casos da Covid-19 por dia e totaliza 371.132 casos confirmados, com 10.386 óbitos pelo vírus.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.