Skip to content

Detran-MA alerta que criminosos estão se passando por servidores para aplicar golpes

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) alerta a população para golpes praticados via WhatsApp, Facebook e sites de venda, que vêm ocorrendo no Maranhão. Os golpes são realizados por pessoas que se passam por servidores do órgão que oferecem veículos de leilão a preços abaixo do mercado ou entrada para esses leilões, vendas de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retirada de multas de trânsito.

Os golpistas agem utilizando fotos de quem trabalha ou trabalhava para o Detran-MA e criam perfis falsos nas redes sociais buscando interessados nos serviços, muitas vezes iniciando conversas com mensagens que estariam endereçadas a outros indivíduos como “iscas” para chamar a atenção de suas vítimas. São vários golpes aplicados. Há os que dizem estar vendendo veículos e pedem transferências como pagamento, e os que ofertam retirada de multas e vendas de CNHs, pedindo dados pessoais e o pagamento por esse “serviço” que, claro, nunca será realizado. Os golpistas utilizam também projetos que ainda não estão implementados, como o CNH Jovem e o CNH Social.

O Detran-MA aconselha que, ao notar oferta de vantagens financeiras na prestação de algum serviço, desconfie logo, pois nenhum servidor público pode participar de vendas de bens ou serviços. Os veículos que vão a leilão têm sua venda efetuada por empresas legalmente contratadas, no caso da filial do Maranhão é apenas pela empresa VIP Leilões. Todo o processo ocorre de forma segura e transparente. A inscrição em leilões e vendas são feitos exclusivamente pela empresa.

O diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, foi um dos servidores usados para aplicação de golpes. Seu nome e foto foram utilizados durante dois anos em redes sociais sem ele saber, até a descoberta do golpe, inicialmente aplicado por um grupo de criminosos no Rio Grande do Norte. “Os golpistas sempre são de fora do estado. Fazem isso para dificultar o trabalho da polícia”, afirma ele.

Em um dos mais recentes golpes foi utilizado o nome e foto de um servidor da Ciretran de Bacabal. O golpe foi descoberto porque a pessoa que comprou o veículo foi recebê-lo e, por sugestão dos próprios golpistas, levou um galão de gasolina para abastecer o carro que havia comprado. Só isso já é um indicativo de que há algo errado.

Para proteger seus servidores e alertar a população para que não caia nos golpes, o Detran-MA orienta que, ao ser procurado por algum dos seus colaboradores oferecendo serviços via pagamento ou venda de veículos que denuncie à Secretaria de Segurança Pública pelo 190 ou pelo Disque-Denúncia 2323-5800 em São Luís e (99) 0300-3135800 nos demais municípios. Evitar também continuar o contato com os criminosos.

A denúncia é essencial. “Muitas pessoas acabam por não denunciar esses casos por medo de se expor, mas esta não é a melhor solução, pois denunciando, podem evitar que outras pessoas sejam lesadas e ajudar a polícia a identificar e prender esses criminosos”, aconselha David Ximenes.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Publicidade

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.