Skip to content

1.370 pessoas podem ter tomado vacinas vencidas da AstraZeneca no MA

Segundo matéria Jornal Folha de São Paulo, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos estados brasileiros, entre eles o Maranhão.

Segundo a Folha, 1.532 municípios brasileiros já haviam aplicado os imunizantes com o prazo de validade expirado até o dia 19 de junho. A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade.

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante. Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado

No Maranhão, 1.370 doses foram distribuídas e aplicada em alguns municípios maranhense. A cidade de São Luís aparece como 8ª colocada no ranking, com um total de 393 doses.

Veja os locais onde foram aplicada as vacinas possivelmente vencidas no MA

01-1 1.370 pessoas podem ter tomado vacinas vencidas da AstraZeneca no MA
02 1.370 pessoas podem ter tomado vacinas vencidas da AstraZeneca no MA
03 1.370 pessoas podem ter tomado vacinas vencidas da AstraZeneca no MA
04 1.370 pessoas podem ter tomado vacinas vencidas da AstraZeneca no MA
05 1.370 pessoas podem ter tomado vacinas vencidas da AstraZeneca no MA
06 1.370 pessoas podem ter tomado vacinas vencidas da AstraZeneca no MA
07 1.370 pessoas podem ter tomado vacinas vencidas da AstraZeneca no MA

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.