Skip to content

Mais de 9 mil teresinenses se vacinaram em Timon, aponta Fiocruz

Segundo um estudo realizado pela Fiocruz, mais de 11,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas pelos municípios em moradores de outras cidades – que, em média, viajaram até 252 quilômetros até o local de vacinação. Na prática, a cada seis doses de vacinas aplicadas em todo o Brasil, uma foi em pessoas que saíram da cidade onde moram para serem vacinadas.

Entre outras conclusões, o trabalho mostra que pouco mais da metade dos municípios brasileiros (2.886, de um total de 5.570) aplicou menos doses de vacinas do que a média nacional do percentual de doses necessárias (23% do total da população a ser vacinada). Isso é um forte indicador de uma falha no esforço nacional de imunização, que deveria vacinar a população de maneira homogênea, com proporções similares nos municípios para os grupos prioritários e por idade.

De acordo com a lista cujos habitantes mais buscaram vacinas fora da própria unidade federativa, em 4º lugar, aparece Teresina, capital do Piauí. Ao todo 9.592 doses foram aplicadas em Teresinense que foram até a cidade de Timon, interior do Maranhão, para receberem uma das doses da vacina contra o Covid-19.

Por outro lado, em 19º no ranking das cidades, aparece uma situação inversa: moradores de Timon, que foram até Teresina para receber uma das doses da vacina. Ao todo, 4.171 doses foram aplicadas em Timonense em Teresina.

Clique aqui para acessar a nota técnica completa.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.