Skip to content

Instituto Evandro Chagas divulga nota técnica sobre variante indiana identificada no Maranhão

O Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão ligado a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), confirma em nota técnica emitida no dia 19 de maio a presença da linhagem B.1.617 do SARS-CoV-2, conhecida como variante indiana, em seis tripulantes no Navio MV SHANDONG DA ZHI que está ancorado no estado Maranhão.

O trabalho de investigação para a descoberta da nova cepa, além de outras variantes, envolve o sequenciamento genômico e é atribuição do Laboratório de Vírus Respiratórios da Seção de Virologia do IEC, como Centro Nacional de Influenza (NIC em inglês) da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 Os casos de COVID-19 ocorridos no Navio MV SHANDONG DA ZHI foram notificados a SES-MA pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que por meio do LACEN-MA, realizou a coleta de amostras de secreção respiratória de 24 tripulantes. Do total de amostras analisadas pelo LACEN-MA e concomitantemente pelo LVR-IEC, 15 mostraram-se positivas para SARS-CoV-2 e destas, seis atendiam os critérios para a realização do sequenciamento genômico, para a investigação da linhagem viral.

A linhagem B.1.617, consiste em três sub-linhagens, sendo elas: B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3. Esta linhagem foi recentemente reclassificada pela Organização Mundial da Saúde como sendo uma Variante de preocupação (VOC-Variant of Concern).

Nas seis amostras analisadas foi identificada a sub-linhagem B.1.617.2, a qual tem se dispersado com mais eficácia atualmente, já tendo sido descrita em diversos países ao redor do mundo.

Vale ressaltar que são os primeiros casos desta variante no Brasil, contudo tratam-se de casos importados e as medidas de contenção estão sendo executadas pelos órgãos competentes.

Confira o nota técnica do Instituto Evandro Chagas

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *