Skip to content

Procon, no Maranhão, nomeia suplentes de vereadores da última eleição; candidatos são do mesmo partido de Duarte Júnior

Um levantamento da Folha do Maranhão aponta que o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon) nomeou três suplentes de vereadores que disputaram as eleições municipais em 2020. Apontado como reduto eleitoral do ex-diretor do órgão e atual deputado estadual Duarte Júnior do Republicanos, o Procon vem servindo mais uma vez para abrigar apadrinhados políticos assim como acontece em outras secretarias do governo Flávio Dino.

No levantamento, foram identificadas pelo menos três nomeações que ocorreram no início deste ano. Pessoas que disputaram as eleições, porém, não conseguiram serem eleitas. Nos bastidores da política, esses tipos de pessoas são chamados de “bons de votos” ou para outros, liderança políticas. Algumas das nomeações foram feitas pela nova presidente do Órgão, Karen Beatriz Taveira Barros Duarte, esposa de Duarte Júnior.

A candidata a vereadora de São Luís, Sandra Maria Assis Da Silva Melo (tia fadinha), disputou as eleições municipais do ano passado pelo partido Republicanos, mesmo partido do deputado estadual Duarte Júnior. De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua prestação de contas, Tia Fadinha foi favorecida com o valor de R$ 62.000,00 doados pela direção do partido, valor bem superior que os demais candidatos, onde alguns não receberam qualquer tipo de recurso eleitoral. Tia Fadinha recebeu apenas 253 votos e não obteve êxito na corrida eleitoral. Mas no último dia 13 de abril deste ano, a candidata ganhou um cargo de assessor sênior no Procon, assim publicado no Diário Oficial do Maranhão.

Em outro caso, a candidata a vereadora de Paço do Lumiar, Ellen Laryza De Sousa Silveira (Ellen do Bigode) também do Republicanos, foi agraciada por um cargo no Procon. Com 575 votos, Ellen do Bigode faltou 81 votos para se tornar vereadora do município, porém atualmente ela é mais uma suplente nomeada no Procono. Ellen do Bigode foi nomeada no mesmo dia da Tia Fadinha, também para o cargo de Assessor Sênior.

O candidato a vereador de São Luís, Julio Gonçalves Simões dos Reis, também do Republicanos, foi nomeado no início do mês de março para ocupar do cargo de gestor de atividades no órgão. Anteriormente, Júlio Reis já desenvolvia atividades no Procon, porém, encontramos apenas diárias no nome de suplente de vereador. Julio Reis foi o 5º candidato do mais bem votado do partido em São Luís, atingindo 942 votos.

Infelizmente, o até o fechamento desta matéria, o Portal da Transparência do governo do Maranhão ainda não tinha publicado do valor dos salários desses novos cargos.

As nomeações de cargos comissionados pelo Procon têm levantado a discussão sobre o uso de secretarias do governo Flávio Dino para benefício próprio. O caso já gerou diversas discussões na Assembleia Legislativa, onde parlamentares acusaram o deputado Duarte Júnior de usar o órgão do governo para empregar comissionados que o defendem nas redes sociais e fazem campanha abertamente para o ex-diretor do órgão. 

Em 2017, a nomeação de 347 pessoas no órgão sem concurso público, foi alvo de uma Ação Popular protocolado pelo advogado Thiago Brhanner na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís. Para o advogado Thiago Brhanner, o ato do governador Flávio Dino (PCdoB) é arbitrário e desproporcional, lesa o patrimônio público e viola o princípio da moralidade administrativa.

Histórico

Duarte Júnior se tornou diretor do Procon desde o início da gestão de Flávio Dino, ficou no órgão por um período de três ano e dois meses e foi substituído por sua esposa, Karen Barros, que na época era sua namorada. À frente do Procon, Karen Barros tentou dar continuidade ao trabalho realizado por Duarte Júnior, porém, não obteve êxito. O órgão se apagou diante da gestão de Karen, não conseguindo desenvolver a inúmeras ações que eram realizadas pelo seu marido.

Por outro lado, o ex-diretor do órgão conseguiu se eleger a deputado estadual, e devido a sua grande votação, os cargos comissionados do Procon foram questionados mais uma vez. Pois muitos atribuíram a sua vitória a esses cargos. Com isso, tanto Duarte Júnior como Flávio Dino, começaram a sofre desgastes na Assembleia Legislativa. Pressionado por parlamentares, Flávio Dino anunciou a saída de Karan Barros do órgão, que foi substituída pela advogada Adaltina Queiroga.

No início de fevereiro deste ano, Flávio Dino muda mais uma vez a direção do Procon e anuncia o retorno de Karen Barros ao órgão. Ao assumir, Karen Barros começa mais uma vez promover mudanças nos cargos do órgão, o que pode resultar em mais um desgaste na gestão de Flávio Dino.

Nomeação de Júlio Gonçalves

Nomeação de Sandra Melo (tia fadinha)

SANDRA-MARIA-ASSIS-DA-SILVA-MELO-1024x589 Procon, no Maranhão, nomeia suplentes de vereadores da última eleição; candidatos são do mesmo partido de Duarte Júnior

Nomeação de Ellen Silveira (Ellen do Bigode)

ELLEN-LARYZA-DE-SOUSA-SILVEIRA-PACO-DO-LUMIAR-1-1024x404 Procon, no Maranhão, nomeia suplentes de vereadores da última eleição; candidatos são do mesmo partido de Duarte Júnior

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *