Skip to content

Com investimento federal, obras no aeroporto de Barreirinhas (MA) chegam à fase final

A região de Barreirinhas (MA), uma das portas de entrada do famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e suas belezas naturais únicas, ganhará em breve uma nova estrutura para reforçar a recepção de visitantes. Com investimentos de R$ 9 milhões dos governos federal e do Maranhão, chegam à fase final as obras do aeroporto local, que vai ajudar a movimentar o fluxo de viajantes à cidade distante 255 quilômetros de São Luís, capital do estado.

Equipes da Secretaria de Infraestrutura do estado realizam os ajustes finais no espaço, cujo terminal de passageiros recebeu um aporte de R$ 3,9 milhões do Ministério do Turismo e será reequipado e mobiliado com recursos do Ministério da Infraestrutura. O local dispõe de área de embarque e desembarque, banheiros – incluindo instalações a pessoas com deficiência -, saguão, setor de exposição, lojas e um anexo administrativo.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta que a obra é mais um exemplo do empenho do governo Jair Bolsonaro pela melhoria da conectividade aérea e a preparação do setor à retomada no pós-pandemia. “Para atender a demanda por destinos nacionais precisamos de uma adequada estrutura aeroportuária. E é este o objetivo do nosso governo, proporcionar cada vez mais condições para que turistas brasileiros e estrangeiros conheçam as belezas do nosso país”, frisa.

A nova estrutura do Aeroporto de Barreirinhas, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano, comportará voos comerciais e particulares, proporcionando mais comodidade a quem visita o município, além de fomentar a geração de divisas, emprego e renda na região. O terminal, com capacidade de atender 300 pessoas por dia, vai poder receber aeronaves do modelo Airbus A319, com ocupação média de 120 passageiros.

O secretário de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto, aponta benefícios da obra. “Será mais uma alternativa de transporte para quem quer conhecer um local paradisíaco e que não precisará enfrentar horas de estrada para chegar até a cidade.  O aumento no turismo eleva também a geração de emprego e renda no município, movimentando a economia, auxiliando no crescimento do comércio local e garantindo o desenvolvimento da região”, destaca.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura já autorizou o início da construção de cerca operacional e de guarita no Aeroporto de Barreirinhas, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, bem como o ajuste de faixas de pista e de áreas de segurança do terminal. O investimento, aliado à concessão de aeroportos de capitais à iniciativa privada, integra os esforços pela expansão da aviação regional no Brasil.

ROTEIRO – Os Lençóis Maranhenses, que abrigam dunas e lagoas deslumbrantes, integram a conhecida Rota das Emoções, que também engloba atrativos dos estados do Piauí e do Ceará. O percurso inclui ainda o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), cenário de uma das praias mais bonitas do mundo, e o Delta do Parnaíba (PI), com imponentes espelhos d’água e mangues, formando um percurso que alia belezas naturais, cultura, história e gastronomia.

Juntamente com outras 13 cidades do Piauí e do Ceará – abrangendo as capitais Teresina e Fortaleza, Barreirinhas integra o programa Investe Turismo, desenvolvido pelo MTur, Sebrae, Embratur e secretarias estaduais de Turismo. A iniciativa envolve ações como investimentos, incentivos a novos negócios, acesso a crédito, marketing, inovação e a melhoria de serviços turísticos, entre outras ações.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.