Skip to content

PMs que deixaram dona de loja espancar suspeitas de furto no Maranhão responderão a sindicância e inquérito policial

Pelo menos três policiais que participaram da ocorrência de um furto em loja de confecções no bairro do Parque Vitória, região metropolitana de São Luís, vão responder por inquérito polícia e uma sindicância do Conselho Disciplinar da Própria Polícia Militar do Maranhão.

A informação foi confirmada pelo o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, que condenou a atitude dos PMs.

Os policiais foram chamados pela proprietária do estabelecimento onde ela alegou que duas mulheres que já estavam detidas estavam praticando furtos de mercadorias de sua loja. No vídeo de uma câmera de segurança do local, mostra uma mulher agredindo as suspeitas de terem praticado o delito. Mesmo diante dos policias, as mulheres foram espancadas diante da inercia dos policiais.

O caso repercutiu nas redes socias e depois de muita polêmica, o secretário dos direitos humano afirmou que o comandante da PM, coronel Pedro Ribeiro, ao tomar conhecimento do caso, determinou abertura de inquérito policial, sindicância demissionária e apuração do Conselho de Disciplina da PM. Além disso, a Polícia Civil irá investigar a atitudes da proprietária da loja que espancou as suspeitas.

Veja a nota na íntegra.

Na presença de policiais militares, como fica evidente em vídeo divulgado em redes sociais neste final de semana, proprietária da loja Empório do 20, no Parque Vitoria, em São José de Ribamar, fechou o estabelecimento e espancou mulheres acusadas de roubo.

Os policiais em vez de tomarem as medidas legais com base na acusação de roubo e diante das agressões, deram cobertura para o ato ilegal, de violência e violação de direitos, incompatível com a missão do policial militar, do servidor público.

O comandante da Polícia Militar, Coronel Pedro Ribeiro, me informou que logo ao tomar conhecimento do caso adotou todas as medidas cabíveis sobre essa ação ilegal – determinou abertura de inquérito policial, sindicância demissionária e apuração do Conselho de Disciplina da PM.

Eu, na condição de secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, estou solicitando a Corregedoria da Segurança Pública e a Corregedoria da Polícia Militar igualmente a apuração do caso.

Do mesmo modo, estou solicitando a Polícia Civil a apuração das agressões.

É sempre importante lembrar que JUSTIÇA não é VINGANÇA. Quem comete crime, deve ser preso/a e ser submetido/a a um julgamento justo, seja quem rouba, quem agride ou servidor público que protege agressor. Essa é a lei. Fora disso é crime. E deve ser apurado e punidos os responsáveis.

Veja o vídeo

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Um comentário

  1. JOSE MARCONDES BEZERRA DA SILVA JOSE MARCONDES BEZERRA DA SILVA

    Policiais olhar uma cidadã bater em uma ladra é crime? Onde está os direitos humanos pra processar os policiais e seus mandantes que batem em pessoas honestas só porque querem trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *