Skip to content

Governo demora na ajuda aos municípios e Maranhão só aplicou 53,7% das vacinas recebidas; faltam 671 mil

Desde o início da vacinação, o Estado do Maranhão só tem piorado seu índice de aplicação de vacinas contra a Covid-19. Recentemente, o Estado caiu mais uma posição no ranking nacional de vacinação, e agora está empatado em penúltimo lugar com o Estado de Roraima, como os estados que menos vacinaram a sua população, segundo dados do Portal G1.

Ao todo, o Maranhão já recebeu do governo federal através do Ministério da Saúde, 1.233.740 de doses de vacinas para o combate ao Covid-19.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o dia de hoje foram distribuídas 815.090 doses aos municípios maranhenses, porém, só foram aplicadas 562.337. Este número representa 53,7% do total das doses recebidas.

Um total de 418.650 doses ainda estão sob o domínio do governo do Maranhão, isso se deve a um decreto estadual que estabelece que os municípios maranhenses só poderão receber novos lotes das vacinas, desde que comprovem 70% da aplicação das doses já recebidas.

Ainda segundo o governador Flávio Dino, a distribuição dessas vacinas não pode ser feita de única vez, pois muitos municípios não possuem câmara de frios para armazenamento dos imunizantes.

O Maranhão recebeu o primeiro lote de vacinas no dia 19 de janeiro, mas somente agora o governador Flávio Dino sinalizou ajuda aos municípios. Enviou técnicos de enfermagem e digitadores para acelerar o processo de vacinação e atualização do sistema. Mesmo diante desta medida, o Maranhão não consegue avançar na vacinação e acompanhar o ritmo dos demais estados.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *