Skip to content

Estoque Zero: Compra de testes de Covid-19 em Pinheiro foram direcionadas para Teresina

A Folha do Maranhão teve acesso ao processo licitatório que resultou na compra de 6 mil testes do Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Pinheiro. Segundo investigação Polícia Federal, a compra faz parte de um esquema criminoso entre agentes do município e empresários de Teresina no Piauí.

De acordo com o processo licitatório e informações da própria Polícia Federal, o contrato foi direcionado para a cidade de Teresina.

Levantamento da Folha do Maranhão aponta que a Secretaria de Saúde de Pinheiro consultou três empresas antes de fechar o contrato com dispensa de licitação. Duas empresas são da cidade de Teresina, a outra seria da cidade de Timon, no Maranhão.

As empresas que participaram do processo licitatório foram: Comercial Teixeira – ME, Amazônia Distribuidora Eireli e Droga Rocha Distribuidora de Medicamentos Ltda.

A empresa Comercial Teixeira – ME foi escolhida pela gestão de Luciano Genésio como responsável para fornecer os testes de Covid-19. Segundo o contrato, a empresa teria que fornecer 6 mil testes com o unitário de R$ 160,00, valor superfaturado segundo investigações da PF.

A Folha do Maranhão apurou ainda que, dias depois após fechar contrato com Pinheiro, a mesma empresa fechou contrato com a cidade de Vitorino Freire, apesar de ser testes diferentes a empresa apresentou o valor unitário de R$ 95,00 para o município, valor 40% abaixo do valor apresentado no contrato de Pinheiro, alvo de investigação.

Segundo Controladoria-Geral da União (CGU), a empresa não tinha condições de fornecer os testes para a cidade Pinheiro. Além disso, a empresa não possui funcionários e veículos o que caracteriza uma empresa de fachada.

A pesquisa de preços direcionada para Teresina e cidades vizinhas, podem revelar um esquema ainda maior que nos próximos dias será abordado pela Folha do Maranhão.

Por outro lado, o prefeito do município de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), afirmou que a investigação da Polícia Federal não condiz com a realidade e que irá provar a licitude dos contratos em sua gestão.  

Veja as proposta de cada empresa.

01_ Estoque Zero: Compra de testes de Covid-19 em Pinheiro foram direcionadas para Teresina
02_ Estoque Zero: Compra de testes de Covid-19 em Pinheiro foram direcionadas para Teresina
03_ Estoque Zero: Compra de testes de Covid-19 em Pinheiro foram direcionadas para Teresina

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *