Skip to content

Estados vizinhos ao Maranhão confirmam nova cepa de Manaus

De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos dez Estados já confirmaram a presença da nova variante da Covid-19 em Manaus; são eles: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Além desses estados, outros quinze países também identificaram a presença da mesma mutação.

Segundo apurou o Estadão, o Ministério da Saúde considera hoje que há pelo menos 170 casos da cepa brasileira identificados: Amazonas (110 casos), Espírito Santo (17), Pará (11), Paraíba (10), São Paulo (9), Roraima (7), Ceará, Piauí (1), Rio de Janeiro (1) e Santa Catarina.

No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou até o momento existem cerca 20 casos suspeitos de novas variantes no Estado, e que muito provavelmente a cepa de Manaus como é conhecida, já esteja presente entre a população.

Segundo a SES, foram enviadas 20 amostras para investigação e análise no Instituto Evandro Chagas, laboratório referência, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. bem como os suspeitos de reinfecção com dois testes positivos de RT-PCR em intervalo igual ou superior a 90 dias.

O governo do Maranhão até o momento não confirmou o recebimento dos resultados.

A cepa de Manaus como vem sendo conhecida, tem uma carga viral mais alta e bem mais rápida, e foi identificando em 91% das amostras coletas em janeiro na cidade de Manaus. Já é apontada por especialista a responsável pelo aumento de casos no país.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *