Skip to content

No Maranhão, 691 candidatos não tiveram nenhum voto nas eleições de 2020

A Folha do Maranhão fez um levantamento no sistema de resultados das eleições municipais de 2020. De acordo com os dados apurados, no Maranhão, cerca de 691 candidatos que disputaram o cargo de vereadores nos municípios maranhenses, não obtiveram nenhum voto registrado.

Ou seja, nem eles mesmo votaram em suas candidaturas em seu pleito municipal.

Existe um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde aponta que 1.600 servidores públicos suspeitos de se candidatarem apenas para tirar licença renumeradas.

Por lei, os funcionários públicos que pretendem disputar o cargo político, precisam se afastar do serviço e têm direito de continuar recebendo seus salários.

O site do Uol, abordou um caso específico no Maranhão, onde um candidato a vereador no município de Bom Jesus das Selvas que é professor, não obteve nenhum voto. Gildasio ganha aproximadamente R$ 5 mil, e não investiu nenhum real em sua campanha, além de não divulgar nenhum tipo de material em suas redes sociais, ele ainda pediu voto a outra candidato na cidade.

Apesar desses candidatos não alcançarem votação expressiva nas eleições municipais, existe um entendimento do TSE de 2016, que a falta de votos não configura candidatura “laranja” (candidaturas que são lançadas apenas para preenchimento de cotas).

Porém, no caso do funcionário público, é diferente. Pois é interpretado como fraude eleitoral com interesse pessoal.

Diante disso, o Ministério Público do Maranhão, tem aberto investigações para acompanhar cada caso. Recentemente, uma linha de investigação foi traçada no município de Paço do Lumiar, onde o MP Eleitoral investiga candidatura de 3 partido no município.

A Folha do Maranhão sugeriu uma denuncia no mesmo sentido no município de São José de Ribamar, onde candidatas mulheres do Partido Trabalhista Cristão (PTC), tiveram baixa votação no município.

No caso do município de Bom Jesus da Selvas, quase todos os candidatos a vereador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), não tiveram votos nas eleições de 2020.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *