Skip to content

Gestão de Edésio Cavalcanti começa a executar o plano de vacinação em Turiaçu

O inicio da reta final da pandemia se aproxima, na tarde da ultima segunda (18), o governador Flavio Dino postou uma foto nas suas redes sociais, onde aparecem as vacinas do Instituto Butantan, em São Paulo, sendo embarcadas na aeronave, que as trouxe na noite de ontem para o Maranhão, mas antes as vacinas passaram por Fortaleza.

Na noite da mesma data, também se iniciou a vacinação no estado, já que Flavio Dino recebeu cinco pessoas, que foram imunizadas com as doses de Coronavac em live exibida pelas redes sociais do governo: a infectologista Conceição de Maria Pedroso e Silva de Azevedo, a enfermeira Sônia Maria Carvalho de Matos, o fisioterapeuta Henrique Lott Carvalho Novaes Sobrinho a técnica de enfermagem Egle Martins Maia Sousa e a indígena Fabiana Guajajara.

Planos de vacinação do estado e do município

Na segunda passada (11), em entrevista coletiva com o então governador em exercício Carlos Brandão, os secretários de saúde e de articulação política Carlos Lula e Rubens Junior respectivamente, foi anunciado o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, elaborado para estabelecer estratégias e ações ligadas a imunização no estado.

No Plano de Vacinação, são difundidas informações ligadas a qualificação dos profissionais de saúde, a organização de distribuição e armazenamento, além de como serão colocadas em prática as idéias que visam garantir a segurança da população no momento de vacinar.

Até o dia 23, profissionais irão passar por treinamentos e seminários presenciais organizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que visam qualificá-los para a campanha de imunização, além de cursos disponibilizados a partir do dia 25 de janeiro pelo campo virtual da ESP/MA (Escola de Saúde Pública do Governo do estado do Maranhão).

A primeira etapa da vacinação ocorrerá em três fases distintas: na primeira serão vacinados trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas, população em situação de rua, povos indígenas, quilombolas ribeirinhas. Na segunda fase, a atenção será voltada para pessoas entre 60 e 74 anos.

Na terceira fase, serão vacinados diabéticos, hipertensos graves, além de portadores de doenças renais, pulmonares obstrutivas crônicas, cardiovasculares e cerebrovasculares, além de indivíduos transplantados de órgãos sólidos, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Estima-se que, aproximadamente 1,8 milhão de maranhenses sejam vacinados na primeira etapa.

As três fases também fazem parte do plano de vacinação de Turiaçu, que ficou pronto na tarde desta terça, estima-se que 3.725 pessoas serão vacinadas na primeira fase, enquanto 2.565 turienses se enquadram na situação da segunda fase. A estimativa da população que receberá a vacina na terceira fase não foi divulgada.

Para evitar aglomeração, a secretaria municipal de saúde criou estratégias, como a disponibilização de uma tabela com a população-alvo, onde sinalizam os locais de vacinação e como será seu acesso, bem como também realizar mobilização em âmbito municipal nos finais de semana e feriados, em áreas descobertas pela ESF (Estratégia Saúde da Família) para vacinação da população-alvo e alcance de metas.  

A imunização contra Covid-19 em Turiaçu começa às 14h desta quarta (20) no hospital municipal.

Coronavírus em Turiaçu

O Maranhão receberá 123.040 doses da vacina e mais 41.200 destinadas aos indígenas, fazendo com que o estado receba um total de 164.240 doses, o tornando o quarto estado nordestino que mais receberá vacinas.

O transporte das vacinas para os interiores maranhenses se iniciou as 7h da manhã de hoje (19), a logística conta com um total de três aviões, três helicópteros e 30 automóveis, no caso de Turiaçu, as doses chegaram na tarde de terça, por meio de um dos helicópteros. 

O ultimo boletim epidemiológico de Turiaçu foi lançado no dia 17 de Setembro, apontando que a terra do abacaxi, até aquele momento, contou com um total de 256 casos, dos quais cinco vieram a óbito.

IMG_20210119_223614_863-819x1024-1 Gestão de Edésio Cavalcanti começa a executar o plano de vacinação em Turiaçu

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *