Skip to content

Aneel vai investigar apagão que atingiu São Luís

Às 8h26 desta sexta-feira (8/1), um acidente causou o desligamento de todo o sistema elétrico que atende à cidade de São Luís, capital do Maranhão, durante a execução de uma obra pela empresa EDP Transmissão, provocado pelo desprendimento de um cabo da linha de transmissão em construção que cruza as linhas em operação da Eletronorte.

O acidente levou ao desligamento de linhas de transmissão da Eletronorte, causando blecaute que atingiu praticamente toda a capital maranhense, com cerca de 400 MW interrompidos, sendo 350 MW de cargas da distribuidora Equatorial Distribuição Maranhão e 50 MW de cargas do consumidor Vale do Rio Doce.

Destaca-se que o blecaute não tem qualquer motivo estrutural, tratando-se de um acidente em uma obra que tem, justamente, o objetivo de melhorar o atendimento à capital São Luís. Considerando os riscos dessa atividade, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), juntamente com os demais agentes do setor, já tinha elaborado um plano de contingência.

O Ministério de Minas e Energia de imediato iniciou o acompanhamento e supervisão das ações para reestabelecimento das cargas da capital São Luís.

Após a retirada do cabo desprendido, foi possível iniciar o reestabelecimento das cargas às 11h26 e o gradativo atendimento aos consumidores, com o retorno à operação da linha de transmissão da Eletronorte.

Por volta das 12h30, 100% do fornecimento à capital já estava normalizado, segundo informações do ONS, que coordenou a recomposição das cargas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica fará fiscalização específica para apurar o evento dessa sexta-feira, a adequada execução do plano de contingência e cobrará ações mitigatórias da empresa responsável para evitar novas ocorrências.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *