Skip to content

Revista Carta Capital emite nota à Folha do Maranhão

Dois meses depois do site Folha do Maranhão denunciar contratos entre a revista Carta Capital e o governo do Maranhão, a Editora Confiança, responsável pela produção da revista, entrou em contato com a redação do site Folha do Maranhão através de advogados e solicitou nota para esclarecimentos das matérias divulgadas por nosso site,.

DIREITO DE RESPOSTA

A Editora Confiança Ltda., empresa responsável pela publicação da revista CartaCapital, vem a público esclarecer falsas informações veiculadas no site da Folha do Maranhão referentes a venda de assinatura de exemplares da revista CartaCapital para o Governo do Estado do Maranhão.

Em abril de 2019 a editora e a Secretaria do Estado da Educação e Comunicação do Estado do Maranhão (SEDUC) celebraram um contrato anual de assinatura da revista CartaCapital para atender escolas e bibliotecas da rede estadual de ensino.

Esse contrato previa um aditamento de 25% que embora assinado em março de 2020, na prática não foi cumprido em função da pandemia, o que significa que desde então nenhuma revista foi entregue e tampouco nenhuma nota fiscal emitida. Em agosto, este aditamento foi cancelado. Na sequência foi celebrado um novo contrato que está sendo revogado pois foi decidido que este ano não haverá mais aulas na rede estadual.

O contrato inicial já estava isento de licitação conforme parecer e adjudicação contidos no Processo Administrativo no 071582-2020 SCL-SEDUC e Lei Federal no 8.663-1993.

A Editora Confiança esclarece também que os exemplares da revista CartaCapital são entregues na SEDUC, sendo esta quem faz a distribuição para as escolas e bibliotecas estaduais.

Fotografias atualmente veiculadas na internet sugerindo a entrega das revistas em plena pandemia foram feitas, na verdade, antes do Covid-19. Divulgar fotos antigas como se tivessem sido feitas durante a pandemia reflete a má-fé típica de publicadores de fake news.

Apesar da nota está afirmando que postamos Fake News, o site Folha do Maranhão rebate à acusação e afirmamos. Todas as matérias postadas por nós, antes de ir ao ar, são checadas e confirmadas. As matérias citadas pelas nota possuem documentação pública, com apresentação de contratos e notas fiscais. Afinal, temos o compromisso de manter o nosso o leitor bem informado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *