Skip to content

Wellington Dias é escolhido o novo presidente do Consórcio Nordeste

Em sessão virtual na tarde desta segunda-feira 28, os nove governadores dos estados que representam a Região Nordeste, decidiram por unanimidade a escolha do nome do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), para ser o próximo presidente do Consórcio Nordeste.

Em vídeo nas redes sociais, Wellington Dias afirmou que é uma grande responsabilidade em assumir o consórcio, onde prometeu retomar as origens do consórcio.

Wellington Dias afirmou que vai trabalhar a gestão, a integração da região em um projeto de desenvolvimento, onde promete conectar a infraestrutura, turismo, economia e a relação internacional. Toda uma politica de saúde, de segurança e educação integrada para o desenvolvimento e bem da população do nordeste.

Wellington Dias substituirá o atual o presidente do consórcio, o governador da Bahia, Rui Costa.

Veja a íntegra da nota divulgada por Wellington Dias:

“Concluímos agora a reunião do Consórcio Nordeste, presidida pelo governador Rui Costa da Bahia.
Fui eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio para o mandato de outubro deste ano até dezembro de 2021.
Apresentei a proposta que foi aprovada de trabalhar a pauta política pelo Fórum dos Governadores do Nordeste, e aprovamos o Governador Flávio Dino como coordenador para esta primeira etapa, onde haverá alternância até agenda sediada por outro Estado, ocasião em que o anfitrião assume e assim sucessivamente.
Pelo Consórcio Nordeste devo focar nos temas de gestão integrada de interesse do povo Nordestino. As primeiras prioridades, já acertadas na reunião de hoje e já iniciamos o diálogo para proposta unificada, é a melhor estratégia para política de vacina para Covid 19, e vamos trabalhar com o Fórum dos Governadores do Brasil, junto com os municípios, para um Plano Nacional para vacinação, dialogando com o Ministro Da Saúde, Pazuello, e ouvindo o Comitê Científico, Comitê de Ética Médica e Anvisa, com o setor privado e Congresso Nacional, para o Brasil já decidir pela adesão às vacinas com pesquisas mais avançadas, garantir produção no Brasil e descentralizada e Plano para Aplicação da vacina no momento adequado. Outra prioridade é sobre a melhor estratégia para a educação nesta fase da retomada, sobre um Plano Nacional para retomada da Economia e proteção dos atuais empregos geração de novos negócios e investimentos para novos morcegos e também projetos estratégicos que tramitam no Congresso Nacional e processos no STF, de interesse do nosso povo.
Anunciei que irei para agenda com equipe do Consórcio e Governador Rui Costa para transição e que até final de novembro vamos trabalhar os 9 Estados com as Câmaras Técnicas para os projetos em andamento: a integração das boas experiências na Educação, saúde, segurança, social, agricultura familiar, a integração da rede de transportes nordeste, que rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, marinas… nordeste e a geração de Energia, o plano integrado do Nordeste para o Turismo, produção agrícola e produção irrigada, especialmente fruticultura, piscicultura, o projeto Nordeste Conectado, FIP Nordeste para viabilizar mais cedo investimentos com o Setor Privado, Rede de Comunicação Nordeste, a integração e o Plano de Parcerias Público Privado do Nordeste. São alguns pontos que as equipes técnicas dos 9 Estados já estão trabalhando. Além da nossa integração com o Brasil e o mundo.
Somos uma região do Brasil que, do ponto de vista da população e economia, é maior que 164 países do mundo.”

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *