Skip to content

Maranhão começa na próxima segunda (27) pesquisa sobre Covid-19 com aplicação de teste

Na próxima segunda-feira (27) terá inicio no Maranhão uma pesquisa domiciliar com aplicação de teste para identificar a infecção por Covid-19 no estado.

O teste sorológico será feito por meio de coleta sanguínea para identifica a presença, ou não, de anticorpos para o coronavírus.

Serão 4.880 pessoas, de 89 municípios maranhenses, serão selecionadas por meio de sorteio.

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, explica que os dados da pesquisa são importantes para se ter um número mais aproximado de infectados, tendo em vista o alto índice de casos não notificados, pessoas que foram infectadas, mas não catalogadas.

Carlos Lula destaca que Inquérito Sorológico de Infecção por Covid-19 também vai ajudar a identificar a imunidade coletiva, ou imunidade de rebanho.

No início da pandemia, o percentual da população que precisava ter sido infectado pelo coronavírus estava entre 60 e 70%. Segundo o secretário, estudos já indicam que esse número pode ser menor.

Durante a visita, um questionário também será aplicado para identificar como o uso de máscara, higiene das mãos e o distanciamento social respondem na prevenção da doença.

As visitas domiciliares serão realizadas por equipes compostas por um entrevistador e um técnico de coleta, motoristas e supervisores devidamente identificados com coletes e crachás.  Carlos Lula pede apoio da população.

O mapeamento será feito pela Universidade Federal do Maranhão.

Agência Brasil

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *