Skip to content

Dados do Registro Civil divergem com dados do governo do MA sobre mortes pelo Covid-19

O painel criado especialmente para acompanhamento de mortes pelo Covid-19 no Brasil, mostra uma divergência de dados em números do registro civil e a Secretária de Estado da Saúde do Maranhão.

De acordo com o site do registro civil, desde quando Maranhão registrou o primeiro caso do vírus estado, no dia 20 de março, até o dia de hoje, 6 de junho, o estado registrou cerca de 643 mortes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Enquanto dados apresentados pelo governo do Maranhão, através da SES, foram 1.132 mortes.

Os números apresentados pelo governo do Maranhão, foram cerca de 43% a mais que o site do registro civil, um total de 489 mortes na diferença dos dados nacionais.

De acordo com o painel, o pico alto de mortes no estado, foi no dia 17 de maio, onde o Maranhão registou 26 mortes em 24 horas.

Quando se trata na capital do estado, São Luís, o painel de mortes com suspeita ou confirmação pelo Covid-19, registrou o número de 342 mortes. Enquanto dados apresentados pelo governo no último boletim epidemiológico, mostra que São Luís tem o registro de 549 mortes pelo Covid-19.

A diferença chega a 207 mortes, cerca de 38% a mais.

O site também mostra que o pico de mortes pelo Covid-19 em São Luís, que foi dia 28 de abril, quando a cidade registrou o número de 16 mortes em 24 horas.

O painel de registo tem atualização permanente do número de registros de óbitos em meio a pandemia da Covid-19 e foi uma iniciativa dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, em cumprimento à Portaria nº 57/20, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também incluiu a pandemia pelo novo coronavírus no Observatório Nacional de Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade, de Grande Impacto e Repercussão, formado conjuntamente pelo CNJ e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Painel especial Covid-19 com dados do registro civil

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *