Skip to content

Após 14 dias, Grande Ilha de São Luís mostra que o lockdown não surtiu efeito

Baseado nos dados apresentados pela Secretária de Estado da Saúde do Maranhão, os quatros municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís (São Luís, José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), não mostraram números que comprovem o desempenho da medida extrema de isolamento, o lockdwon.

Implantado no começo do mês, o lockdown tinha como resultado a diminuição na curva de contagio de novo infectados e de mortes decorrentes do vírus Covid-19.

Feito um comparativo entre os números de antes da medida, como após o isolamento extremo, fica comprovado que o não tiveram o resultado esperado.

ENTENDA

No dia 4 de maio, um dia antes de ser implantado o lockdown na Grande Ilha, o município de São Luís registrava os seguintes dados, 3.088 casos confirmados e 213 mortes. Hoje, 14 dias depois a capital tem exatos 9.255 casos com 526 mortes registradas. São cerca de 67% a mais nos números de casos e cerca de 59% no aumento das mortes.

Quando analisamos os dados do município de São José de Ribamar, o a cidade tinha 236 casos confirmados e 9 mortes registradas, após os 14 dias do fim do lockdown, a cidade de Ribamar registra 713 caso com 44 mortes. O aumento é de 67% em números de casos e 80% no número de mortes.

Em Paço do Lumiar, o registro era de 28 casos confirmados e 9 mortes por Covid-19, após duas semanas do fim do lockdown, a cidade registra 382 casos de pessoas infectadas e 33 mortes pelo novo coronavírus. Aumento foi aproximadamente de 30% no número de casos e 75% nos números de mortes.

Por ultimo o município de Raposa, o menos afetado pela pandemia na grande ilha, tinha o registro de 14 casos com 2 mortes. Hoje o município registra 78 casos e 7 mortes pelo Covid-19. São 81% a mais nos números de casos e 70% em mortes.

EXPLICAÇÃO

Para especialistas os resultados das medidas de isolamento implantadas na grande ilha só garantem aparecem após 14 dias (duas semanas), os números dos boletins afirmam que o lockdown implantado na grande ilha não mostrou o resultado esperado pelas autoridades.

No Twitter, o secretário de saúde do estado, Carlos Lula, afirmou que conseguiu diminuir a velocidade do contagio, que segundo ele seria muito maior. Mas os boletins vem demonstrando dados diferentes da sua fala.

Comentários

Um comentário

  1. Jocerlan Jocerlan

    Ué! E por acaso em São Luís houve Lockdown? Se teve não confesso que não vi. Tá de brincadeira, Lockdown de 20 dias seguido de flexibilização nunca haverá eficácia. Teriam que ser pelo menos 2 meses de Lockdown para desacelerar o crescimento, dai sim começar a fazer a flexibilização caso tenhamos o fator “R” abaixo de 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *