Skip to content

Após Wellington cobrar testes do covid-19, governo faz em 6 dias o que não fez em 2 meses

Na última sexta-feira (8), o deputado Wellington do Curso (PSDB), usou suas redes sociais para cobrar a distribuição e aplicação de testes do COVID-19 fornecidos pelo governo federal ao governo do Maranhão.

Wellington usou dados do governo federal, através da plataforma de distribuição de insumos aos estados para o enfrentamento ao COVID-19. O parlamentar, afirmou que o Maranhão tinha recebido naquela data, cerca de 117 mil testes rápidos, onde questionou o usou dos testes por parte do estado, pois o governo só tinha testado cerca de 12 mil pessoas.

“De acordo com os dados disponíveis no site do Ministério da Saúde, o Maranhão já recebeu no 1ª Lote: 59.720 testes rápidos. Ainda de acordo com o site, o Maranhão recebeu um 2º Lote, com mais 57.720 testes, totalizando 117.440. Ocorre que, até́ o presente momento, Flávio Dino realizou apenas 12.579! Temos recebido solicitações de muitos maranhenses, inclusive de profissionais da saúde, que vão até os centros de testagem e mesmo com os sintomas, não conseguem realizar os testes.” Afirmou Wellington.

Após essa publicação, o governo do Maranhão acelerou o número de testes, saltando de 12.579 testes, para 19.193 testes. São 6.614 testes em apenas 6 dias, esse mesmo de testes, o governo do Maranhão demorou exatos 76 dias para alcançar, o que prova que ouve um aceleramento nas testagens, após a cobrança do deputado Wellington.

Mesmo que de ritmo acelerado, o governo do Maranhão ainda testa pouco, uma vez que os dados do governo federal atualizaram os números de testes enviados ao estado, onde mostra que já foi enviado ao Maranhão cerca de 146.300 testes rápidos, e cerca de 51.652 testes PCR, totalizando 197.952 testes recebidos.

Por outro lado, o governo só realizou a quantidade de 19.193 de testes, cerca de 10% dos testes recebidos.

Veja a publicação do deputado

https://www.instagram.com/p/B_8aRK1nuuE/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *