Skip to content

Wellington quer indenização e pensão a familiares de morto por falta de leito de UTI durante pandemia

O deputado Wellington do Curso (PSDB), apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa que prevê a indenização e pensão, a parentes de vítimas do covid-19, decorrentes pela falta de leitos de UTI no estado do Maranhão. De acordo com o deputado, a proposta surge em virtude dos inúmeros relatos de maranhenses que já afirmam ter familiares como vítimas fatais por conta da falta de UTIs para a internação das pessoas doentes, embora o governador do estado propague fatos diversos.

“De um lado, há o governador que insiste em propagar leitos; do outro, há relatos de maranhenses que lamentam a morte de um ente querido e afirmam que não houve leito para atender o familiar. A responsabilidade é do Estado, gerando, portanto, o direito à indenização, já que a saúde é um dever de tal ente. A situação se agrava, ainda, porque além de ser obrigação, todo dia Flávio Dino usa redes sociais para afirmar que há leitos disponíveis. Se há leitos, por que há pessoas morrendo sem atendimento? Sabemos que dinheiro algum paga o valor de uma vida, mas é o mínimo que se pode fazer.” Disse Wellington.

A constitucionalidade do projeto tem por base o artigo 37, § 6º, da Constituição – que estabelece que “as pessoas jurídicas de direito público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa” –, e no artigo 196, também do texto constitucional, que dispõe que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

https://www.instagram.com/p/CAWWQxOHhS0/?utm_source=ig_web_copy_link

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *