Skip to content

RELATÓRIO: Veja o que Bolsonaro já enviou para o Maranhão combater o covid-19

Em meio a vários discursos políticos, muitas coisas são faladas, porém não são confirmadas, o site Folha do Maranhão fez um levantamento em cima dos dados apresentados pelo Ministério da Saúde, sobre a transferência de recursos e insumos enviados ao Maranhão.

De acordo com a plataforma, criada exclusivamente para apresentação de dados durante a pandemia do covid-19, o Maranhão já recebeu cerca de 117.440 testes rápidos, mesmo recebendo essa quantidade de testes rápidos, o governo do Maranhão até o dia 6 de Maio, só testou 11.584 pessoas, o que levanta um dúvida, o por que o Maranhão ainda não realizou mais testes?

Além dos testes rápidos, o governo federal enviou cerca de 9.312 testes PCR, que são feitos pela coleta de material do nariz e boca.

Ainda conforme dados do governo federal, o Maranhão recebeu cerca de 98.000 comprimidos da cloroquina, medicamento que gera tanta polemica no meio político, enquanto deveria fazer parte de conversas entre médicos. Ainda de medicamentos, o governo do Maranhão recebeu cerca de 43.570 doses do tamiflu, medicamento destinado a casos mais graves de H1N1.5

Na questão de equipamento de proteção, outro fator que tem gerado tanta polemica e discursão no estado, o Maranhão recebeu cerca de 66.650 máscaras N95, 55.822 aventais, 529.300 luvas, 5.430 óculos de protetor facial, 448.400 sapatilhas e toucas, além de 14.854,59 litros de álcool em gel.

No relatório do governo federal, não consta envio de respiradores para o Maranhão. Por outro lado, o Ministério da Saúde habilitou cerca de 110 leitos de UTI no estado, além de outros 20 locados.

Com os números apresentados, resta o governador Flávio Dino dar uma explicação sobre esses insumos, pois em seu discurso, ele não deixa bem claro à ajuda do governo federal.

O site Folha do Maranhão agora fará um levantamento da parte orçamentária, para saber de fato, quanto foi enviado ao Maranhão para o combate ao covid-19

Os dados apresentados nesta matéria, foram atualizados até o dia 05/05, e está disponível no portal do ministério da saúde através do link https://covid-insumos.saude.gov.br/paineis/insumos/painel.php

3 Comentários

  1. Maria Isabel Chaves Maria Isabel Chaves

    Não acredito que as.pessoas.podem ser.tao incenssivel perante o que estão acontecendo
    Podem salvar vidas e cruzam os braços
    Meu DEUS.TENHA MISERICORDIA DOS VOSSOS FILHOS.

  2. Antonio Lisboa da Silva Antonio Lisboa da Silva

    Esse é o pior governador da histôria do Maranhão, intolerante e oportunista, com essa quarentenao objetivo é quebrar o Brasil, com.pecido de mais dinheiro, quanto mais o caos pra ele melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *